9 de novembro de 2012

Trust is like a mirror...

Há coisas que acontecem na vida que deixam marcas para sempre. Especialmente quando mexem com a nossa confiança nas pessoas e com a nossa ingenuidade. Quando a confiança é quebrada, dificilmente é possível recuperar. É como um espelho: pode partir-se e nós podemos colá-lo, mas vamos sempre ver a racha a perturbar o seu reflexo.

E muitas vezes isso acontece não apenas com a pessoa que traiu a nossa confiança, mas também com todas as outras pessoas que, depois dela, se aproximem de nós. É inevitável, por mais que pensemos que aquela pessoa não nos fez mal, que ela não tem culpa, que ela é diferente... Vão sempre existir aqueles momentos de vazio no peito, de dúvida interna, de medo. Porque ser enganado (de que maneira for) é das piores coisas que pode acontecer a alguém. Pelo menos a mim é. Ficamos confusos, revemos as coisas vezes sem conta na nossa cabeça, procurando uma falha que deixámos escapar. E quando não encontramos essa falha.... é o pior. Porque não temos o foste burra, devias ter percebido ou o como é que eu não vi isto?! nunca mais caio nesta!. Ficamos apenas com a certeza de que nunca poderíamos ter percebido, previsto ou evitado. E ficamos também com a certeza de que pode voltar a acontecer. Porque aconteceu já, e ficámos tão incrédulos.

Essas marcas podem trazer maus momentos para nós e para quem se tenta aproximar de nós. Afastam as pessoas, deixam-nos de pé atrás. Tiram-nos a ingenuidade. Mas a verdade é que também nos protegem. Ensinam-nos a ser exigentes, a saber colocar a dúvida quando é preciso, a deixar a guarda não totalmente fechada nem totalmente solta. 

A verdade é que não consigo perceber o que é melhor. Mas sei que as marcas que trazemos fazem de nós o que nós somos, e que temos de aprender a lidar com isso da forma que for melhor para nós e para quem está perto de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário